7 de setembro de 2012

"Pernambuco não te quer": o botão "curtir" e o martelo das feiticeiras





O "bom" e velho curtir do Facebook... Revelando instintos fascistas que, sob o aval das grandes massas (10 curtir no Face já representam para alguns institutos de pesquisa uma multidão maior do que aquelas que aclamam os discursos do ditadores), vendem-se como a descoberta da pólvora. E quantos curtidores do Face nem sabem quem foi Vasco da Gama e atribuem a descoberta das Índias a Jair Bolsonaro?

Um “curtir” para Bolsonaro, que descobriu o critério infalível para definir quem é gente! Tomara que o Ministério da Educação reserve cotas na Universidade para os “não-gente”. E, do jeito que as coisas vão, logo chega o dia em que, antes de sair de casa, teremos de marcar uma das seguintes opções:

() Brancos
Pardos ()
Negros ()
() Não-gente ()
Homossexuais ()


Pelo amor de Deus, que volte a figurar nos questionários a opção “Outros”, antes que seja proibido pelo Estado “laico” o uso das palavras Deus e amor e sejamos obrigado a resumir o fogo de nossas interjeições a “Putz!”. Nem isso, porque como revelam os anúncios de jornal, instituições de “apoio à vida” estão querendo varrer da face da terra a palavra “puta” e tudo que a lembre.

E, como é sabido por quem bem o sabe, marcar um xis não deixa de ser marcar uma cruz, pois a cruz é um xis que desfila na passarela das "certezas" com a postura “correta”.

Quanta fome e sede de “justiça” contida no martelo das feiticeiras, que se esconde no "leve" e “virtual” botão do curtir. Como é sabido por quem bem o sabe, não são muito agradáveis os significados que o dicionário reserva para a palavra “curtir”, significados ligados a procedimentos químicos de tortura impostos a materiais que se deseja conservar, a exemplo do couro.

Por trás do botão curtir mora um duplo clique: o desejo de conservar algo (uma ideia, uma imagem, por exemplo) e o desejo de torturar alguém. Mas, não serei injusto, pois há também uma cota de “curtir” reservada à admiração sincera...

Quantos cidadãos de “primeira categoria” não sofreram por não ter podido dar um curtir na campanha Pernambuco não te quer, promovida pelo Instituto “Pró-vida”? Campanha que revela a obsessão crescente pelo sistema de cotas, cuja face obscura é a hedionda tendência de querer reservar cotas, definindo quem teria ou não o direito de ser tolerado.

E é bom nos acostumarmos a ser tolerados, porque o direito de existir vem se tornando artigo raro e os direitos a personalidade e dignidade espécies em extinção. Mas, felizmente, não há extinção que não possa ser revertida e curtir que não possa ser desfeito.

Sobre O Martelo das FeiticeirasO Martelo das Feiticeiras, chamdo em latim de Malleus Maleficarum é um tratado publicado em 1487. Sua ambição foi a de ensinar os oficiais da Inquisição a reconhecer as bruxas e como elas mascaram suas ações. Ambicionava também explicar e classificar os tipos de malefícios realizados pelas feiticeiras. Na terceira parte, o tratado almeja ser um tipo de código de processo penal, determinando as formalidades para agir “legalmente” contra as bruxas. Neste sentido, busca listar os tipos de tortura a serem consideradas "legais".

Pergunto-me quantos que se dizem "pró-vida" não têm buscado fazer de "ingênuos" meios de comunicação como o botão curtir e publicidades "despretenciosas" versões contemporâneas do martelo das feiticeiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...