26 de setembro de 2012

A Síndrome de Tourette e a síndrome da Esperança



O canto do Corujão tem sido uma nota destoante na melodia monótona da programação da TV aberta. E, como é sabido por quem bem o sabe, o zapear dos canais é o elo perdido entre o acaso e o destino. Embalei a insônia, assistindo a Front of the class (só não descobri se quem saiu ganhando com isso foi o acaso ou o destino). Dirigido por Peter Werner e protagonizado por James Wolk, o filme é baseado na vida de Brad Cohen, um norte-americano que luta para que sua síndrome de Tourette não faça adormecer o sonho de ser professor.

Cohen enfrentou muitas humilhações até conseguir uma oportunidade de fazer a balança da esperança deixar de pender para o lado do absurdo (outro nome para a esperança reprimida) e passar a pender para o lado da possibilidade. Antes de ser aceito como professor, Brad foi recusado por 24 escolas. Seu carisma e boa aparência não eram suficientes para driblar o preconceito contra a síndrome de Tourette.

Certamente, a história é ferida pelo clichê “Eis uma lição de vida” e, fatalmente, remete a um dos épicos mais populares do You Tube: a saga de Joseph Climber. Mas, quando se dá espaço para que a ferida cicatrize, percebe-se algo inusitado: o modo como o personagem além de administra a síndrome de Tourette, precisa lidar com a síndrome da esperança. 

As duas síndromes têm em comum o fato de trazerem um componente involuntário em sua composição. A Tourette caracteriza-se por tiques nervosos (em casos mais raros a pessoa xinga e fala palavrões involuntariamente) e espasmos musculares devidos a descargas elétricas que, ativam áreas do cérebro contra a vontade do portador da síndrome.

Para enfrentar o problema, Cohen dedica-se com tamanho afinco ao trabalho que cativa as crianças para as quais dá aula. Não tem vergonha de rir de si mesmo e faz de suas limitações uma porta para a criatividade e um fator do qual brota a credibilidade que o faz ser reconhecido como o melhor professor do ano.

Dá pra dizer que Cohen é um viciado em esperança. Muitos insistiam que ele abortasse o sonho, considerando inútil gestá-lo como alguns consideram inútil a gestação em casos de anencefalia. Mas, o personagem recusa-se a admitir que a esperança seja abortada sem ter tido direito de nascer. 

Ele até se desespera – desespero que o filme preguiçosamente ilustra com cenas de um apartamento bagunçado onde Cohen perambula com a barba por fazer... Mas, com o apoio dos amigos, da mãe, e principalmente da gilete e do creme de barbear, ele retoma a esperança, que, como é sabido por quem bem o sabe, é uma droga das mais potentes (Mas, de acordo com um dos pensamentos de Epicuro – Best Seller nas padarias e barzinhos - é a dosagem que define a fronteira entre remédio e veneno). “A esperança é um hábito difícil de escapar”, diz Cohen a certa altura da película.

Certamente um vício nunca vem desacompanhado. Quem fuma, comumente bebe junto café ou coca-cola ou os três juntos (sempre ao lado de um vício explícito há um vício secreto...). Com a esperança não seria diferente. O co-vício dela é a impaciência/teimosia. 

Dotado de esperança profunda, Cohen é ferido em cheio pela impaciência. Isso faz com que ele perca oportunidades, pois a ansiedade nos testes intensifica a Tourette.  Sobre isso, o personagem diz: “É difícil ter paciência quando parece que se está perdendo a última chance”. É verdade! (pelo menos até que alguém que nunca teve esperança ou impaciência atire a primeira pedra)...

Mas, certamente a esperança é um vício que não mata. Afinal, como ela é a última que morre, precisa da plateia pra lhe fazer companhia...

Cena marcante do filme Front of the Class (principalmente a partir de 2:40)

2 comentários:

  1. Gostei da reflexão e quando puder vou assistir o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena assistir. E ainda vale a pena assistir o vídeo de Joseph Climber, que é muito engraçado. Brigadão pelo comentário! Segue o link do vídeo de Joseph Climber: http://www.youtube.com/watch?v=3v3hM0x2AAg

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...