8 de dezembro de 2011

Um presente das Casas Zé Araújo à Imaculada Conceição


Foto: Ana Carla – blog Misturação



Dedicado a Nossa Senhora, a Leda Nagle e a Diego Rivera

Certamente, haverá aqueles que me chamarão de sacrílego, mas quero homenagear Nossa Senhora da Conceição, descascavilhando a memória dos antigos comerciais das Casas José Araújo. 

E acredito que estes comerciais têm muito a ver com Nossa Senhora, pois não recorrem ao sagrado como se este fosse um espaço de imunidade ao mundo. Nem tratam o profano como réu de morte à espera das pedras recalcadas na alma dos neuróticos. 

Nos antigos comerciais da Zé Araújo, sagrado e profano se revezam, lembrando a desobediência civil e religiosa praticada por Jesus. Sagrado e profano podem conviver, assim como Cristo dividia a mesa com prostitutas e cobradores de impostos. Cristo demonstra que o sagrado que se cega diante do profano, tentando escondê-lo debaixo do tapete, converte-se em hipocrisia. E talvez este seja o principal pecado contra o qual Cristo lutou.

Lembremos como Jesus deixou de guardar o sábado, ferindo a lei judaica. Numa das vezes que fez isso, o fez para curar uma pessoa. Ao ser questionado pelos doutores da lei sobre este gesto, que representaria flagrante violação do sábado, Jesus dirá que no sábado não é proibido fazer o bem. Em outra ocasião afirma que o ser humano é senhor do sábado e não o contrário.

Nossa Senhora também desobedeceu a Lei. Ela, ao aceitar ser a mãe do Messias, correndo o risco de tornar-se mãe solteira, renegou a lei para dar forma ao sonho de uma humanidade redimida.

Nos casos descritos, a reflexividade da ética ganha espaço em detrimento da cristalização inquestionada da moral.

Os antigos comerciais da Zé Araújo não optam pela visão tradicional do sagrado: um sagrado fechado a vácuo e asséptico. Trata-se de um sagrado que dialoga com o profano, emprestando espiritualidade à vivência cotidiana e tomando emprestado dela paixão e alegria.

A seguir, alguns dos antigos comerciais das Casas José Araújo, incluindo a homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da capital pernambucana. Infelizmente, só consegui vídeos com o áudio dos comerciais. A imagem ficará por conta exclusivamente da lembrança e da saudade.

Não deixe de ler O Japão também tem uma Nossa Senhora.

"Nossa Senhora da Conceição" - Elias Francione / Morro da Conceição, Saúde - Rio de Janeiro
Senhora da Conceição
Minha Mãe
Minha Rainha
Dai-me a vossa proteção
Minha querida madrinha
Vela acesa, subo o morro
Pra pagar minha promessa
Vou vestir azul e branco
Pra pagar eu tenho pressa
Hoje minha mãe querida
Faço essa louvação
Com o povo rendo graças
À Virgem da Conceição




 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...