30 de abril de 2021

Poema-aprendiz


Foto: Karla Vidal



Trago muita força em mim,

Mas não sei se consigo disfarçar que não sei namorar direito

Trago muita fragilidade,

Mas não sei se consigo disfarçar a força que o amor gera em mim

Ficaria estiloso a esta altura do poema, dizer:

Só me resta um trago de cigarro

Mas, a única fumaça que me agrada

É aquela implícita no radical da palavra perfume

No perfume exalado pela integridade radical do você que me lê


Como não sei namorar,

As regras do namoro, asssim como as do orar, não são tão claras pra mim às vezes

Então, me pego inventando formas simbólicas

De ficar um pouco mais, de fazer a ligação durar um pouco mais

Cada " um pouco mais" perto de quem a gente gosta

É um fac-símile do "para sempre" (só assim pra usar essa palavra tão bonita que é fac-símile)

Lutar o baile da vida com o você que me lê é uma metáfora do "Bem-me-quer" 


Sabendo ou não namorar,

sempre tenho algo a aprender com ele

É um privilégio não saber o que meu anjo pensa

E mesmo assim seu voo sem asas me transmite segurança e firmeza

Nesses tempos difíceis, sem me abraçar, ele é o melhor abraço

Sem me beijar, o melhor beijo


Tenho o mau hábito de ser injusto comigo mesmo

E inventar que desaprendi a lutar

E, ao dizer isso, acabo sendo injusto

Com quem me lê e me ajuda a reescrever minha história

Cada palavra, silêncio, ênfase, pausa, acorde emprestados a mim,

Pelo você que me lê, fazem meu corpo lutar uma sinfonia


Além de tudo que aprendo com o você que me lê

Perto-longe dele minha aprendizagem está aprendendo a se perdoar

A deixar para trás a ideia de que eu deveria retroceder

E não se preocupe: minha errância e meu deserto

Não diminuem o reflexo do seu brilho na minha superaçáo


Embora a sobrevivência e a teimosia costumem me fazer seguir em frente

Brincar de seguir em frente com o você que me lê é compromisso mais sério

Do que altar ou qualquer outra constelação

E cair enquanto estiver dançando com ele será um sonho

Assim como me reerguer com ele já é realidade


É tanta coisa pra gente se preocupar nessa vida

Cheia de dúvida e dívida

Que é importante ter achado o você com quem posso dividir

Entradas secretas do dicionário,

Como aquela que diz que aprendizagem e amor são sinônimos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...