25 de novembro de 2015

Navegar é preciso! Apaixonar-se é preciso?: a viagem de circunavegação de Fernando de França



Jardim Botânico de Recife
Foto: Cláudio Eufrausino


Viagem de Circunavegação pelo Jardim Botânico


Tortura agridoce esse Gostar que me visitou
Enquanto o Jardim Botânico estava descansando em mim
Me digam se não é fácil se apaixonar por alguém que se encontra
Numa trilha interditada a visitação!

A ternura não rima com loucura à toa
Ser terno é ser louco nos dias de sempre, traje ultrajante para o baile dos terráqueos
Ninguém é terno porque quer
O alfaiate do universo, que costuma nos pregar peças, é que nos escolhe para remendar
os desertos da existência.

Fique na sua, disse-me uma abelha africana intrusa na Mata Atlântica do Jardim Botânico de Recife
E comecei a entender que a paixão pode ser um erro
Pois, na hora de fugir, teus amigos, teus amores, teus compatriotas
Temendo tua paixão e tua ternura
Lançarão sobre ti um bloqueio mais continental que o napoleônico
Te deixarão em Portugal

Como ele era lindo
Seu sobrenome era De França
Os dois sóis, o do Jardim Botânico e o da Cidade Luz, quase entraram em curto quando ele passou diante do meu olhar
E o jardim refez todas as suas trilhas
E mandou um zap para o oceano,
Recomendando que ele refizesse, em solidariedade,
Todos os seus horizontes

Devo dizer que aquele Fernando de França, inspirado talvez pelo de Magalhães, circunavegou meu eu desprotegido
Ternura à vista, sussurrou ele com seus dois remos esquerdos!
E faltou pouco para este eu acreditar que desta vez seria colonizado

Mas, a minha poesia inútil
Só tem forças para me apaixonar
E como uma cientista cruel,
Depois prova por A +ou- B
Que sou um tolo, porque quis ir para o Brasil
Com meu amor, mas
Ele não me quis apaixonado
Tinha medo que o navio afundasse
Nisso, Maria, a Louca, levou vantagem,
Porque todos queriam que ela embarcasse
Mas, ela e sua paixão resolveram ficar em Lis não tão boa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...