12 de junho de 2021

Sobre a origem da palavra namoro

Foto: Cláudio Eufrausino



Se a origem da palavra namorado é a expressão "estar em amor a"
En amor a
Enamora, 
Então, com aval dessa origem
Posso dizer que namoro o você que me lê
Porque estou em amor a ele

Gosto de pensar que a origem da palavra amor
É como a define o teórico Aluísio Dias
Amor vem de "A mor" ou "A maior",
Sendo A a origem das origens ou o fim dos fins
Então o amor seria onde origem e fim são o maior que lhes é possível ser

Faz sentido porque, em diferentes momentos
Quando tinha sete anos e fazia primeira série
Quando tinha 17 anos e fazia 3º ano do Ensino Médio
Quando tinha 22 anos e estava colando grau na Universidade
Em todos esses quandos, por alguns instantes,
Abria-se diante de mim uma escotilha de espaço e de tempo
Por onde eu conseguia ver o você que hoje me lê
E, desde essas épocas,
Escolhi me reapaixonar por ele
Quando houvesse motivo e quando não ouvisse motivo

Eu respeito minha escolha e minhas escotilhas
E, sejam quais forem os passados, o futuros, os sendos ou os idos
Aceito esta senda: sua presença como presente A mor

O você que me lê fazendo parte da minha vida
Renova o verniz das coisas que faço 
E me gosta ver nisso razão de agradecer por cada vez que você volta
Por cada vez que você não parte

Gosto de compartilhar com meu querido você
As certezas que tenho do que não oferece certeza alguma
Gosto de repousar no peito dele os analfabetismos da minha erudição
E os inativismos de minhas erupções vulcânicas

Sinto que ele tem disposição pra aguentar as mancadas das quais
Só o melhor que consigo ser é capaz

Quando o você que me lê me chama de amigo,
Traduzo essa chama imediatamente para o Francês,
Onde posso ser seu "petit ami"

Gosto de ensaiar o dia-a-dia com ele
E ver o tempo comum se tornar raro efeito e cheio de oxigênio
E inspirar amor

Ele pode ficar à vontade pra querer que eu não queira mais nada com outra pessoa
Ou outro Pessoa

O você que me lê é elegante quando é doce,
Quando é eloquente, sutil ou taciturno
E quando puder estar nu e vestido no nosso abraço
Porque gosto dele sem quando ou porquê

Com ele, a vida tem garça e revoada

Feliz hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...