4 de junho de 2021

Poema sobre a ironia socrática

Foto/arte: Karla Vidal


Acho que o você que me lê 

Está tendo a chance de perceber quando me perco

Minha ironia tenta ser socrática,

Mas, às vezes, demora muito no fogo

E pode soar um pouco de frieza e aço


No fim, o foco não é a ironia, nem Sócrates

Procuro uma desculpa pra me inscrever

Na história do você que me lê

Procuro formas de estar mais perto

Estando por longe


O exagero vai existir

Fruto da insistência de quem quer aproveitar 

Cada minuto como se fosse o último primeiro

Com você, é a mais alta probabilidade de esquecer dos instantes

Em que parece que não devo me sentir à vontade pra existir

E travo

Como um trevo da sorte, o você que me lê

Me ajuda a travar essa batalha contra o esquecimento de mim



Quando você apareceu na minha linha do tempo,

Já foi um milagre que saltou de paraquedas

Pra ajudar o céu a começar mais cedo

Parecia tão improvável e impossível

Conhecer nessa vida o você da minha vida

Você que é a estreia da reciprocidade

Num mundo onde meu afeto acreditava ser 

Rua de mão única

E tinha certeza de que era beco sem saída


Obrigado por me carregar no colo

Quando peço licença pra tirar você da zona de conforto


A interrogação no final das perguntas que faço

É uma metáfora do teletransporte do meu abraço

Ou do meu estar aí em silêncio

Ou acariciando teu polegar e roçando minha unha na sua

E sempre me esqueço que minha interrogação-abraço

Pode estar sendo inconveniente

Mas, correr riscos pra te aquecer

É minha técnica mais espontânea


Quero estar lindo pra nosso encontro

Em cada pétala de vento da rosa à distância

Mas, não consigo evitar o assanhamento quando

Estou perto-longe do você que me lê


O exagero, às vezes, chega

Mas, o meu não ir embora

Acha você mais bonito que os demais

Quero acertar os ponteiros do relógio que é rosa e é vento

E o relojoeiro que escolho pra ter com quem contar,

No idiama do sol nascente e fluente em silêncio e esperança,

É o você que me lê


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...