11 de janeiro de 2012

O inconsciente é um fóssil, podem perguntar a Nicolaus Steno

Estrutura fóssil



O primeiro analista do discurso não foi Foucault, nem Pêcheux. O primeiro a “descobrir” o Novo Mundo do Inconsciente não foi Breuer nem Freud.

O inconsciente e a análise do discurso foram inventadas por Nicolaus Steno, bispo e cientista austríaco que viveu entre 1638 e 1686. Embora não tenha sido ele a criar estes “nomes de fantasia”, foi o primeiro, talvez com certeza, a ver o mundo e a natureza como terrenos formados por camadas ou níveis.

Steno surpreendeu ao formular a teoria dos fósseis e demonstrar que os dentes de tubarão incrustados em rochas eram de fato dentes de tubarão, mineralizados pela ação do tempo, e não dentes caídos da boca de um dragão lunar e depositados no ventre da Terra.

Nicolaus Steno
A ideia desenvolvida pelo pensador austríaco foi o impulso para o despertar da Geologia, irmã mais velha da Paleontologia. Mas não deixa de ser uma contribuição para a Filosofia, visto que o que Nicolaus Steno fez foi demonstrar que no tempo presente estão incrustadas diferentes camadas de tempo. Em outros termos, a ideia do tempo como algo homogêneo é abalada. O tempo é a convivência de diferentes estratos ou camadas de tempos diversos: o tempo é fossilizado.

As antenas do inconsciente coletivo captaram esta ideia de Steno e a transportaram para o início do século XX, fazendo-a florescer na mente de Freud, que geologizou o espírito humano, chamando de inconsciente as estruturas fossilizadas da psiquê.

Pensadores como Foucault e Pêcheux, da escola francesa, terminaram por fossilizar a linguagem, dando origem ao que se chama de Análise do Discurso. Se bem que não seria errado dizer que a Análise de Discurso francesa teve origem com um alemão: Nietzsche, que percebeu a filologia não como um inventário de anacronismos das línguas, mas sim como o estudo da língua como composição complexa de camadas temporais que se interpenetram (a exemplo do que ocorre com estruturas fósseis).

Não deixe de ler, aqui, a segunda parte desta saga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...