11 de janeiro de 2012

Localizados fósseis de David Bowie, Elvis Presley e dos integrantes da banda The Doors

Elvis Presley Retro Hollywood Glitter Rockabilly Art




Nicolaus Steno, David Bowie, Robbie Krieger ( da banda The Doors) e Elvis Presley têm mais coisas em comum do que o fato de serem do signo de Aquário. Steno e Elvis eram ambos paleontólogos, sendo que Elvis era um paleontólogo involuntário (assim como Steno foi involuntariamente um analista do discurso). O Rei do Rock percebeu que poderia fossilizar o blues e o country, mineralizando-os com a eletricidade. E assim se fez o rock, no qual habitam camadas fósseis que vão da espiritualidade religiosa negra à rebeldia iconoclasta da juventude cética.

Outra espécie de fossilização foi realizada pela banda The Doors, que substitui o contra-baixo “real” pelo contra-baixo sintetizado por um piano elétrico ou teclado. O sintetizador de sons é um produtor de fósseis musicais, que transforma as teclas do piano em armazéns de instrumentos que podem ser dispostos em diferentes camadas. Por isso, quem toca teclado pode simular o toque de vários instrumentos ao mesmo tempo.

O primeiro álbum de The Doors traz uma faixa de 11 minutos, um drama chamado "The End”, que não deixa também de ser uma expressão fossilizada, contendo camadas de sinfonia incrustadas no terreno musical do rock.

David Bowie (Ziggy Stardust) Glitter Glam Rock Art


David Bowie não é um fóssil. Ele é a própria fossilização em processo. É possível achar fósseis de Bowie no rock, no punk, no movimento em favor da defesa dos direitos dos homossexuais e outras minorias. O seu alter ego,  Ziggy Stardust, é por si mesmo uma estrutura fóssil, que relembra a memória distante do carbono estelar presente nas células humanas. Se Nicolau Steno criou, sem querer, a Análise do Discurso, Bowie, sem querer querendo, levou-a às últimas consequências, maximizando a tensão entre texto implícito e texto explícito.

A primeira parte desta investigação geológica pode ser lida aqui, onde se encontram detalhes sobre como Nicolaus Steno foi precursor da noção de Inconsciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...