18 de setembro de 2023

Novo diálogo com Platão

 





Colagem: Karla Vidal


Li num desses livros que nunca foram escritos

Que o sol é uma vela e a Terra um bolo de adversários

Fatiado por contendas

Cheio de casas, tendas, ocas e também de cabeças ocas


Mas, quando saio pra navegar com você,

A Terra se torna, ao mesmo tempo, barco e oceano

E seu olhar consegue ser farol, vela e tempestade


As pessoas costumam julgar quem está dentro da caverna de Platão,

Más, mal sabem elas que conseguimos ser quem está dentro

E quem está fora da caverna

Porque o resumo da vida é fugir de e voltar para nós mesmos


E, boa parte do tempo, 

As pessoas se amam platonicamente

Amam-se sem se poder tocar

Enlaçadas mentalmente por uma música que toca no Deezer

Numa língua de fogo que não se sabe o que diz


Abraços, beijos:

Boa parte do sentido desses gestos se concretiza

Á distância quando a solidão nos desafia

Até o cheiro consegue se revelar quando se veste de lembrança


Não tenho medo das sombras da caverna

E é escolha minha treinar em você 

A mira secreta do meu olhar apaixonado


Escolho você pra ser o portador da chave

Do meu ficar e do meu ir embora

Eu amo 

E, por isso, condeno você a ser livre

Para escolher qual dessas portas abrir


É com você que meu desejo consegue esquecer

Que é um mendigo vestido de ultraje no meio da festa


Não tenho a receita para desfazer

A atração que sinto por suas cavernas,

Seu corpo e seus corpos cavernosos


Admiro a cidade-luz,

Admiro as tavernas,

Mas, continuo a ter ciúmes da França


Mesmo quando entro fora do tempo,

Você continua sendo um presente

Que vale mais do que ganhar


É você que escolho pra começar

A ouvir minha canção de amor

Antes de eu começar a cantar

E depois do último acorde


É com você que gosto de acordar

Dentro e fora do sonho

É com você que quero dormir

A insónia da realidade


Agradeço aos dias por serem ponte 

Para meu reencontro com você


Obrigado, esperança,

Pelas vitórias de quem amo

O dia em que você chega ao mundo

É também dia de Nossa Senhora


Fico feliz por você me convencer,

Sem palavras ou pódios,

De que faço/fiz/farei (?)

Parte do que não parte ou se parte






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...