12 de outubro de 2016

Por que Renato Russo chamou Maria de Nossa Senhora dos Pedestres?


Arte e criação: Harry Firmo


Nossa Senhora tem milhares de denominações pelo mundo inteiro, dentre as quais o título Nossa Senhora Aparecida.  O compositor Renato Russo quis acrescentar mais um nome a este rol: Nossa Senhora do Cerrado: Protetora dos Pedestres, personagem que, junto a uma das amigas de Russo, a poetisa Noélia Ribeiro, contracenam na música Travessia do Eixão.

A proteção de Nossa Senhora dos Pedestres se faz realmente necessária para quem atravessa o Eixão, apelido do Eixo Rodoviário de Brasília (DF-002), uma das linhas que dá a forma básica ao Plano-piloto de Brasília (cidade em formato de avião), traçada de norte a sul da capital do Brasil e formada por seis faixas de veículos.

Segundo estatísticas do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), publicadas no Jornal de Brasília, em 2011 foram registrados 16 atropelamentos de pedestres na via, sendo um deles fatal. No ano seguinte, 30, sendo três deles com morte.  Em 2013, foram somente nove atropelamentos, porém todos fatais.

Na Região Metropolitana de Recife, também é preciso rogar pela proteção de Nossa Senhora dos Pedestres tanto nas vias urbanas quanto nas rodovias. Exemplos clássicos são a Agamenon Magalhães (Recife) no final do viaduto Capitão Temudo, altura do Hospital Português. Ali, atravessar é comparável a girar uma roleta russa.

Nem a morte de um juiz sensibilizou o Poder Público para construir uma passarela no local. Falo isso porque, no Brasil, a tragédia só deixa de ser ignorada quando envolve alguém que tenha dinheiro ou títulos em seu Curriculum vitae.

A BR-101 e a PE-15 também possuem pontos onde o pedestre é obrigado a disputar com os veículos o direito a chegar a seu destino. E, por descaso e desatino do Governo, ainda não se construíram passarelas, optando-se por arcar com os elevados custos hospitalares a resolver de vez o problema.

A postura equivocada do Estado ganha realce quando se analisa o sucesso de passarelas como a que foi erguida na Avenida Herculano Bandeira, perto da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, pouco antes da Avenida Domingos Ferreira.

A música Travessia do Eixão faz parte do álbum Uma outra estação, último disco de estúdio do Legião Urbana, lançado em 1997, nove meses depois da morte de Renato Russo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...