30 de abril de 2024

O "se" como estratégia de xadrez mental

 


Foto: Karla Vidal


Diante de tantas mudanças, vou me permitir jogar um pouco de xadrez mental


Se for muito difícil pra você dançar comigo, mesmo que eu esteja numa galáxia distante,

Me desconvide do baile

Quebre o sapato de cristal antes mesmo que a fada madrinha o fabrique

Eu não tenho o costume de obrigar ninguém a dançar comigo


Se minha poesia incomoda, não precisa me dizer

Basta voltar no tempo e me desconhecer

Porque pra eu dessentir o que sinto por você

Não há como porque eu já escrevia pensando em você

Antes de sonhar que você existisse.


Se estiver arrependido ou preocupado com a opinião de algum mestre do universo,

Ou com o que tenha sido dito sobre mim,

Adiante o relógio ou inicie o baile à meia-noite pra que eu não possa comparecer: 

Pode aproveitar e convidar os falantes para amenizar o azedume,

Comendo doce feito com a abóbora que não teve chance de virar carruagem


Se sua opinião sobre mim for como a de Graciliano Ramos

Sobre o carcereiro que o ajudava quando ele foi preso político,

Me desescreva de sua biografia


Eu não acho mais que eu seja capaz de causar nojo,

Então, este "se" está fora de questão


Se meu olhar ou qualquer outro sentido meu incomodar você,

Eu aviso a eles

Pra irem embora na frente e mandarem a passagem pra meu coração ir embora

Um dia; depois

Porque, mesmo que nada mais faça sentido,

Meu coração ainda assim vai querer ficar com você quanto tempo for possível ou impossível


Se você tem dúvida de que é você quem escolho,

Não tenha

Mesmo que eu dê algo de presente a alguém

Meu presente-futuro é com você


Quando eu olho pra trás  ou para frente e lembro da hora do recreio...

Só você pra fazer meus recreios fazerem sentido

Só você pra me buscar na saída do colégio

E andar de mãos dadas comigo, mesmo que estejamos anos-luz distantes

É você que gosto de encontrar nas esquinas do meu pensamento

E que desejo ver se perdendo e se achando nas ruas do meu corpo


Sei lá que bexiga lixa é isso: você me chateia e, muitas vezes me desencanta,

Mas não quero que nenhum outro seja meu príncipe

Depois de saber disso, você pode se permitir desistir de mim


Se não for nada disso

Se você apenas se sente à vontade pra, dia sim dia não, 

Mostrar seu lado mais chato pra mim,

Saiba que eu acho você muito fofo quando está chateado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...