31 de março de 2018

E se Cristo não votar nem em Lula nem em Bolsonaro, Facebook?

Crucifixion
Fonte: Monastery Icons



Foi durante a Revolução Francesa (1789), na Assembleia dos Estados Gerais, que a divisão entre esquerda e direita foi aplicada pela primeira vez com finalidade política. A nobreza sentada à direita do rei e o terceiro estado, a plebe, sentada à esquerda.

Daí por diante, os termos direita e esquerda vêm sendo utilizados para classificar posições políticas expressas por meio de ações e de opiniões.

Recentemente, disputas ideológicas nas redes sociais têm promovido uma estranha mistura entre posicionamento político e posicionamento religioso, retomando a imagem bíblica segundo a qual à esquerda de Deus ficam aqueles destinados à condenação: o joio a ser lançado ao fogo eterno. Já à direita, ficariam os condenados à vida eterna (calma, isto é só uma ironia, à moda de Mário Prata!).

A tal con-fusão entre política e religião corresponde outra con-fusão: entre conclusão e premissa.
Reza a “lenda”  greco-latina que a conclusão deveria ser fruto do debate onde o confronto entre argumentos, colocando à prova as premissas dos debatedores, aponta para a conclusão.

Mas, nas redes sociais, onde o pseudo-debate tem sido a bola da vez, os comentários aparecem como uma passarela onde desfilam premissas surdas ao contra-argumento, como se fossem herdeiras dos mandamentos gravados por Deus nas tábuas da Lei. Nas redes sociais, não falta quem alegue ser viúva de Moisés ou de algum profeta.

No debate sincero, as pessoas se permitem ouvir umas as outras, com os ouvidos da mente e do coração, e duvidar de suas certezas, com o coração e com a mente.

Li uma postagem no Facebook, falando sobre a intenção de Jair Bolsonaro, caso eleito presidente, fazer do ator Alexandre Frota ministro da cultura. Nessa postagem, um eleitor de Bolsonaro se posicionou contra a referida intenção. Logo apareceu um comentador insinuando que o eleitor de Bolsonaro seria a favor de exposições onde crianças fossem expostas à nudez (uma referência a uma polêmica exposição em que uma criança tocou o corpo de um modelo nu ).

Outros comentadores poderiam ir mais longe e dizer que alguém contrário a Bolsonaro, mesmo que pontualmente, seria a favor da pedofilia e, portanto, de esquerda, com base na premissa de que a esquerda é a favor da dissolução da família.

Indo um pouco mais além, um último comentador poderia concluir que a pessoa que se posicionou contra a intenção de Bolsonaro não é cristã, por ser de esquerda, e, portanto, a favor da dissolução da família, da libertinagem, da pedofilia, da homossexualidade e etcs nada cristãos.

Perceba-se que a argumentação, cujo papel é questionar as premissas e oxigenar a reflexão, é substituída pela tortura asfixiante de uma determinada posição. E os instrumentos de tortura passam a ser premissas que acreditam ser conclusão quando, na verdade, são pressupostos que almejam o status de dogma.

Assim, se uma pessoa questiona uma determinada opinião de Bolsonaro, logo terá seu questionamento implicitamente classificado como heresia e condenado à tortura, a ser açoitado por pressupostos dogmáticos disfarçados de argumentação. E nessa “ágora” fascista, a fogueira das vaidades antecede o julgamento e reduz a cinzas o direito ao contraditório.

Nesta semana santa, descobri, no Facebook, que Cristo é de direita e é eleitor de Bolsonaro e quem questiona Bolsonaro é de esquerda e, portanto, contra a Bíblia e contra Cristo.
Mas, não me preocupei, porque o próprio Cristo foi considerado um anticristo por ter questionado se valia mais a pena guardar o sábado do que fazer o bem.

Cristo era a favor da igualdade, sentava-se com os considerados indignos e era a favor do desarmamento (“Aquele que vive pela espada, pela espada morrerá”, disse Ele). Sendo assim, Cristo discorda de um ponto central da plataforma de Bolsonaro. Por isso, seria ele de esquerda e, portanto, não seria cristão?

Cristo morreu para que sua mensagem não fosse reduzida a nenhuma plataforma política, mas, agora, a sua mensagem tem sido reduzida a pasto que alimenta o gado comandado por doutrinadores que mal esperam pelo momento de usurpar o lugar de Jesus à direita do Pai.

Fico pensando o que aconteceria se Cristo dissesse que não é contra humanos que se beijam na boca: mesmo que sejam do mesmo sexo.

Se isto acontecesse, Cristo seria condenado a não poder mais proferir bem-aventuranças? Seria a paz de Cristo considerada suspeita e jogada na masmorra? 

Se Bolsonaro for eleito, a cruz deixará de ter dois braços, sendo reduzida ao lado direito?

Se Cristo quisesse votar nulo, a Bíblia precisaria ser reescrita ou simplesmente algum supremo iria impedi-lo de retornar no dia do Juízo Final?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...