9 de setembro de 2012

A esquina do mar Dulce e a poesia de Pinzón



Dulce Pontes



Pinzón, além de navegador, foi um ilustre poeta desconhecido. A seguir, uma de suas poucas poesias:


Esquinas do Mar Dulce

Se eu te achasse mais lindo,
Não acharia mais meu sono de tanto que morreria de tanto que lembraria
E qual exagero quereria acolher em seu ventre minhas cinzas
E meus azuis?

As brabezas de tuas marcas de expressão
São-me as notas graves do momento supremo de entrega
Da mais que primeira sinfonia
E quando esboças sorrir
O sacramento da obra-prima
Abre passagem
Para o amor inconfesso me ungir

E a dureza de teu olhar
Destila em orvalho
As dores dos que foram feridos pelos crimes impunes
E só assim eu bebo que de teu nome
E teu pronome
Que me sorri de um salto sem abismo
De um assalto à contramão
De uma invencível armada
Encalhada nas esquinas
Onde o mar volta a ser doce.



Canção do mar - Dulce Pontes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...