3 de março de 2019

Por que o carnaval é coisa de Deus?

Foto: Cláudio Clécio



É comum a gente ouvir falar que o carnaval é coisa do capiroto,
Mas, que mal há em brindar a lei do ventre livre com uma boa caipirosca?

Estou cada dia mais certo que o carnaval é de Deus.
Nunca ouvi falar que Momo vibrou com a morte de crianças
Alá, meu bom Alá, em teu nome nenhum folião decapta
Aliás, a arma mais incisiva do carnaval é uma boa tesoura de frevo sob a chuva
No largo do amparo

Bem mais que 513 pessoas conseguem caminhar imprensadas nas ladeiras de Olinda

E passam por homens e mulheres que se beijam e se atraem independentemente do sinal de suas cargas elétricas

Não vejo ninguém quebrando luz na cabeça de ninguém porque esse alguém é gay, negro ou prostituta.

Mãe África canta e dança até as ladeiras virarem de ponta a cabeça e o carnaval mostra que
a maldição está na inveja, na cobiça.

A chuva que escorre pela ladeira da Misericórdia não vai soterrar inocentes na lama
No carnaval, o efeito mágico da fantasia dura até a quarta de cinzas
Existem lugares em que miseráveis fantasiados de homens públicos reduzem a vida dos outros a
Cinzas até que os outros se convençam que são cidadãos de quinta: sem mais direito a feira ou férias

No carnaval, posso beijar meu amor até que a homofobia dos chefes pipoque

Podem me chamar de crédulo, de ingênuo, mas, em nome do Bom Jesus dos negros, a fé continuará tocando seus tambores silenciosos no meu Eu Sou.

Tanta semente de verdade e reciprocidade me é plantada pelos carnavais
E quando verdade e reciprocidade chegam a nossos quatro cantos
Não há como voltar, a menos que a volta seja uma volta ao mundo

O dia e a hora secreta do encontro com o amor da minha vida estão marcados no suspiro de saudade de uma melodia de Maria (Antônio). É o que há de mais claro e contundente no meu "Ainda não sei como".

Quem disse que o amor de carnaval não pode ser pra sempre? Pra sempre, como geme a gaita do folião, não é nada mais que "sem pressa pra".

Vou ali no carnaval adubar um eu te amo bem sem vergonha, safado*

* Safado: palavra derivada do íbero: sem (en)fado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...