1 de abril de 2013

Poema do dia da mentira


         Por Kevin Vásquez 




Brincadeira do dia da Mentira (depois de ler, leia aqui este poema-mentira traduzido em poema verdade)


O nunca mais não é tempo suficiente para fazer caber no mundo

O não querer te ver

Que paz não ter de ouvir teu Boa Noite brotar

E não saber mais como está teu rosto

Tua feiura não me entra na cabeça


E tua ausência é uma bala perdida, desalojada no meu peito,

Onde, hoje, em vez de um coração, mora ora ora ora

O eco de um dejà vu


Fiz um curso para desaprender as línguas do silêncio:

Pra que restasse a minha mudez falar só em desesperanto

Até tu esqueceres como minha voz tinha por hábito desnudar-te


Pus em liberdade o desprezo que sinto por ti

E, ao sair da prisão,

Ele sabia como dizer Eu te odeio em idiomas ainda não inventados

Ensinei a vergonha que sinto de ti a ler em braile

Para não precisar da ajuda de nenhum intérprete,

Pois o desenho dos teus lábios me é o contorno do Cabo das Tormentas

E o teu beijo uma onda intrometida no Mar Morto

Detesto teu abraço como a despedida detesta ser algemada pelo cais


Quero que o amanhã esqueça o endereço do hoje

E a semana perca o paradeiro das segundas e quartas-feiras

Para que não haja mais chance de te reencontrar

Plagiei Ulisses para te dizer que tu pra mim não passas de Ninguém

És ignóbil, um campo de força que repele de mim toda a ternura

Inimigo meu, triste o dia em que te conheci


A celebração da tua vida me é sempre desimportante

Uma bobagem, tipo a respiração, que na falta de destino melhor

Passa as férias em meus pulmões

Te desejar Feliz Aniversário me é inútil

Assim como é desnecessário às estrelas pulsar:

À música pulsar,

Assim como é esforço inútil de Deus buscar segundo após segundo

Uma nova cor para a primeira vez

Uma nova razão para o amor.




Trem da Alegria - Na casca do ovo







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...