24 de abril de 2012

A Estranha Dama e o primeiro beijo sacrílego da TV







A Estranha Dama foi uma novela argentina produzida em 1989 e que acabou conseguindo maior sucesso em outros países a exemplo do Brasil – tendo sido exibida no SBT – e da Itália, onde ganhou o maior prêmio da televisão italiana, o Telegatto.

É uma novela que, apesar das limitações do gênero folhetinesco, como o maniqueísmo, a síndrome do final feliz e a heroica assepsia dos protagonistas, ousa em muitos aspectos. Relata a história de Gina Falconi, uma freira que, no passado, antes de assumir os votos, viu-se forçada a deixar sua filha recém-nascida, batizada com o nome de Fiamma, aos cuidados do pai, chamado Marcelo Ricardo, um homem que preferiu se casar com outra mulher, movido por interesses financeiros e pelo status.

Anos depois, quando Gina já é madre superiora, ela reencontra a filha, que foi obrigada pelo pai a ingressar no convento por não querer abrir mão do homem que amava, o qual, aos olhos do pai de Fiamma e antigo e único amor de Gina, deveria se casar com a irmã de Fiamma, para que fossem unidas as fortunas das duas famílias e o status fosse preservado, visto que Fiamma, para todos os efeitos, era filha “ilegítima”, pelo fato de ter sido adotada. Vale lembrar que o cenário de A Estranha Dama é o início do século XX.

Para tentar salvar a filha da obrigação de se tornar freira, Gina resolve encontrar-se com o homem que amou no passado e que a havia desprezado. Ela tentará enternecê-lo, fazendo-o se apaixonar. Para isso, a freira aproveita o horário da noite, veste-se com roupas de uma refinada dama, maquila-se e sai às escondidas para festas promovidas por membros da elite e frequentadas por Marcelo Ricardo. O objetivo é que, depois que Marcelo permitisse o amor de Fiamma e Aldo (o enamorado de Fiamma), Gina simplesmente desapareceria. De início, Marcelo não a reconhece e todos se perguntam quem seria aquela dama de hábitos estranhos.

Em tempos cuja polêmica gira em torno da liberação do beijo gay na TV brasileira, esquece-se que a novela A Estranha Dama, muito antes, já causou polêmica ao exibir o primeiro beijo entre uma freira (na verdade, uma noviça) e um rapaz. Foi talvez o primeiro beijo “sacrílego” em uma novela. Acontece quando Fiamma está nas vias de prestar os votos para se tornar freira. Nesse momento, seu amado Aldo aparece...

Veja a cena, a seguir:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...