2 de junho de 2017

Porque Bolsonaro e Trump não assistiriam a Mulher-Maravilha


Cena do filme Mulher-Maravilha


Qualquer defeito que eu inventasse para o filme da Mulher-Maravilha não causaria um arranhão em seus efeitos.

Um filme superior aos mais recentes produzidos pela Marvel Comics, rompendo com a aparente sina da DC Comics de gerar adaptações cinematográficas com roteiro enfadonho, com exceção da trilogia encabeçada por Batman, o Cavaleiro das Trevas, e da leitura feita para o Homem-Morcego por Tim Burton.

A atriz Gal Gadot foi esculpida para o papel, conseguindo equiparar-se a Lynda Carter (que imortalizou a Mulher-Maravilha no seriado de TV do final da década de 1970) no que diz respeito ao potencial de traduzir o arquétipo. O quê de latinidade da atriz israelense coopera para associar à personagem a fisionomia dos países periféricos.

A própria Lynda Carter, apesar de criticar os tons fechados da nova versão do uniforme da Mulher-Maravilha, responde às pessoas que criticam a escolha de Gal Gadot, por não ter características arianas: "E quem disse que ela [a Mulher-Maravilha] é branca? Eu sou meio-mexicana. Gal Gadot é israelita. A personagem é uma princesa amazona, não americana. Eles estão tentando colocá-la numa caixa, e ela não está em uma caixa".

A construção da Mulher-Maravilha equilibra os apelos de dois modelos de super-herói: um onde se combinam a resiliência e a grandiosidade (física e ética) de um épico revisitado pelo idealismo romântico; o outro apelo é o da humanização do super-herói, expondo-se suas inseguranças, vaidade e egoísmo.

Se bem que este segundo apelo aparece em doses homeopáticas em comparação com a leitura que vem sendo dada à personagem, nos quadrinhos, onde a doçura e ingenuidade tradicionais da Mulher-Maravilha cedem espaço a uma brutalidade e calculismo à moda de Batman.

Na minha opinião, a origem da personagem poderia ter permanecido como na leitura dada após a saga Crise nas Infinitas Terras, onde Diana é encarnação de uma das almas de crianças frutos de violência sexual contra mulheres.

Também acho que deveria ter sido preservada a versão dos quadrinhos para a explicação dos poderes da personagem.

O desfecho concebido, nas HQs, por Marv Wolfman e George Perez para o duelo entre a Mulher-Maravilha e o deus da guerra, Ares, é mais interessante por retirar o deus da zona de conforto da divindade, indo buscar nele sua porção demasiada humana. Porém, a solução da película  também tem qualidade.

O choque/encantamento cultural vivenciado por Diana ao entrar em contato com o “mundo dos homens” é instigante. E a inserção da personagem no contexto da II Guerra Mundial ultrapassou as expectativas do meu sonho de criança de ver as HQs em “carne e osso”. 

Gal Gadot e Lynda Carter (da esquerda para a direita)
Fonte da imagem: Cinema News

Os mais exigentes e que foram cativados pelo realismo cru do quadrinho Mulher-Maravilha: Espírito da Verdade, podem achar o filme ingênuo. Contudo, tanto a ingenuidade quanto o realismo têm maneiras peculiares de caminhar na corda bamba entre encantamento e desilusão.

O melhor do filme é sermos cúmplices de como a Mulher-Maravilha se esforça para entender a tragicomédia humana, deparando-se com os dilemas do livre-arbítrio e com a ligeira e frequente oscilação entre altruísmo e egoísmo extremos no caráter humano.

Donald Trump e jair Bolsonaro se remexeriam nos seus túmulos/poltronas assistindo ao filme, que já teve o aval de boa parte da ala feminista.

Os cenários e efeitos especiais, super-fantásticos amigos, tornam-se menores diante do efeito-humanidade da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...