15 de julho de 2013

Perla e Dust in the Wind ninadas pelo som das pinceladas de Rembrandt

Rembrandt - autorretrato


Como é difícil saber o instante em que deixamos de ser antes e nos tornamos depois ou o instante em que voltamos a ser antes, considerando-se que voltar a ser antes é uma forma de ser depois.

O filósofo Michel Pechêux está (ou estava ou esteve) certo. Somos (ou temos sido), certamente talvez, paráfrases. Lembre-se que a paráfrase é um depois que tenta ser antes ou um antes que se esforça invadir os domínios do depois. Mas, no fundo, a paráfrase é clandestina e o antes e o depois tentam capturá-la, exercendo seu poder de polícia. Além de eterna fugitiva, a paráfrase tem de lidar com o peso de ser (des)classificada como um antes que de tão mal ajambrado parece um depois (ou vice-versa).

Nossa contemporaneidade, pairando entre a amnésia e a memória total, encontra na paráfrase uma (in)fiel companheira. O novo mais novo que possa existir traz em si velhice infiltrada e o mais antigo é espionado pelo futuro e pela informação fugaz, criando novidades dissimuladas que, diante de espelhos desmemoriados, contemplam seu rosto recém nascido enquanto se esquecem de seu coração arcaico. 

A paráfrase é sintoma do que o pensador Castells chama de tempo intemporal, referindo-se a como o tempo tem visto ruir seus três principais pilares: o passado, o presente e o futuro.

Não que estes marcos temporais tenham deixado de existir. Mas, eles têm se tornado fluidos e movediços e cada vez mais difíceis de rastrear. Passado, presente e futuro têm exigido de nós esforço crescente para detectá-los. Reconstituímos seus passos com base em indícios, tendo o tempo tem adquirido contornos de cenário de um crime.

Rembrandt, em sua pintura, trazia a marca da paráfrase. Pintava em diferentes camadas, sendo a "versão final" uma colcha de diferentes temporalidades. Uma determinada imagem pode ser, assim, composta de retalhos de esboços de diferentes épocas que o artista tinha o dom de fazer, por meio de ilusão de óptica, parecerem uma composição homogênea. Fica difícil definir onde começa (ou termina) o passado e o presente nas telas deste neerlandês.  As diferentes camadas de tinta davam aos quadros dele um caráter tátil.

Na música, o poder de influência da paráfrase tem se mostrado com maior potência, mostrando como o presente não consegue se livrar da suspeita de ser passado (ou o contrário) e o futuro permite-se ser refém de ambos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...