2 de janeiro de 2013

Iniciando 2013 com um brinde no Getsêmani

Head of Christ, Georges Rouault


O brinde
Por Clistarco Sepúlveda

Enquanto os apóstolos dormiam, aproximei-me de Jesus em sua agonia, no Getsêmani
Éramos todos vigilantes: Cristo, eu, meus beijos e minhas traições.
Quis fazer de uma das flechas da lua um lenço para enxugar o sangue cansado no rosto do meu Amigo.

Ou talvez, quisesse, em minha cleptomania, roubar de seu precioso sangue e, junto, roubar a palidez lunar para guardar não sei onde, pois minha aljava estava furada: não resistiu ao peso das ogivas

Como quis colar teu rosto ao meu e soprar até teus horizontes atracarem no cais do reerguimento! Beberia teu grito com cálice e tudo e me fartaria do sonho ensandecido de achar, no meu vazio sem fundo, um tiro certeiro para tua amargura.

Despi-me, nudez após nudez, mas não consegui jogar fora os vales de sombra, nem as metáforas de guerra onde se apoiava minha invalidez. Tua alma, cansada até a morte, armada de consolo, fez amor. Pude sentir a brisa daquele gozo que me acolhia: a mim e a minhas precoces revoadas à procura das asas que os abismos tomaram emprestado e não mais queriam devolver. E só teu abraço, com teu corpo fragilizado pelo peso das almas, para convencer os exércitos em mim, a, àquela altura, darem meia-volta.

Meus dedos trocaram os anéis de Saturno por teus cachos e desejei ardentemente que a memória daquele desvelado carinho pudesse no futuro aplacar a marcha dos espinhos sobre tua fronte. Creio que não consegui, Amigo meu que não me pertence! Mas, de repente, tu me olhaste e, telepaticamente, disseste-me:

- Pronto, já aceitei de volta o vinho tinto da amargura!

Então, avistei ao fundo do cálice uma nascente de águas vivas cujos remetentes eram multidões de corações humanos que, antes de nascerem, batiam ansiosamente pela oportunidade de achar a saída depois que aquele amargo mar  se ia secar.

Cálice - Chico Buarque e Milton Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...