13 de janeiro de 2012

Abraham Lincoln pode ter sido o inventor do emoticon

O jovem Abraham Lincoln

Em complemento à postagem O primeiro emoticon ou sobre o risco de exercer a liberdade e de se apaixonar depois de ler Nietzsche (que pode ser lida aqui), trago a historinha da primeira utilização dessa forma de expressão, que coloca em suspensão as fronteiras entre palavra e imagem. Se bem que, de certa maneira, o primeiro a pensar sobre o emoticon, antes que esse nome fosse inventado, foi Saussure, ao desenvolver a noção de imagem acústica :)

Há dúvidas sobre a primeira vez em que foram utilizados sinais de pontuação para representar uma expressão facial. Entre as versões para esta primeira vez está por exemplo a de que o código Morse teria, em 1857, utilizado o número 73 para expressar "love and kisses".

Uma hipótese sedutora é a de que teria sido Abraham Lincoln o primeiro a utilizar um emoticon em um de seus discursos - mais precisamente depois da palavra laughter. A reprodução do trecho deste discurso pode ser vista abaixo:

Fonte: The New York Times



Há também os que defendem que o lançamento do emoticon acontece no jornal New York Herald Tribune, em março de 1953. Foi no anúncio do filme Lili, estrelado por Leslie Caron. Esta foi a seqüencia:


Original e Tradução

Pôster do filme Lili

Today
You'll laugh :)
You'll cry :( yes
You'll love S2 (heart-shaped face)

Hoje
Você vai rir :)
Você vai chorar :( sim
Você vai amar S2 (formato de coração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...