7 de setembro de 2011

Série: Tarsila do Amaral e Freddie Mercury - Capítulo 3: Tarsila, amiga de Mário de Andrade

Tarsila do Amaral, Retrato de Mário de Andrade, 1922, óleo sobre tela, 54 x 46 cm.
 
A seguir, reprodução de uma carta escrita, em 1923, por Mário de Andrade para Tarsila do Amaral. A reprodução foi extraída da revista Imaginário Poético.
 
 
Querida amiga

Se é mesmo verdade que os gregos e os romanos tratavam seus deuses com familiaridade amiga, creio que foi o cristianismo que trouxe para os homens ocidentais o temor pelas entidades divinas.
 
Aproximo-me temeroso de ti. Creio que és uma deusa: NÊMESIS, senhora do equilíbrio e da medida, inimiga dos excessos. Quando um homem da Terra era demasiado feliz, via crescerem-lhe terras e riquezas, e tinha em torno de si braços, lábios de amor, coroas de glória e alegrias somente, Nêmesis aparecia. Vinha lenta, com seu passo lento, sem rumor. Mas ao homem-da-Terra fugiam-lhe riquezas, alegrias. Perdia amor, glória e riso.
 
És Nêmesis, sem dúvida. Eu era são. Alegre, confiante, corajoso. Mas Nêmesis aproximou-se de mim, com seu passo lento, muito lenta. Depois partiu. Doenças. Cansaços. Desconsolos. Ainda todo o final de dezembro estive de cama. Venho agora da fazenda onde repousei 10 dias.
 
Mas será mesmo Nêmesis? Que és deusa, tenho certeza disso: pelo teu porte, pela tua inteligência, pela tua beleza. Mas a deusa que reprime o excesso dos prazeres? Não creio. Tua recordação só me inunda de alegria e suavidade. És antes um consolo que um pesar. A verdadeira, eterna Nêmesis, são as horas implacáveis que passam dia e noite, dia e noite, sol e escuridão. Estou nos meses da escuridão. Foi a fraqueza que me fez pensar que eras tu Nêmesis. Perdão. Estou a teus pés, de joelhos. Mais uma vez: perdão.

Espero tua carta longa, contando coisas breves de Paris. Já estou a imaginar a lindeza do meu Picasso. 

Obrigado.
Dize-me alguma coisa da Arte. Já estás trabalhando? Pintas muito?
Recebeste Klaxon n° 7?
Adeus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...