11 de setembro de 2011

Memorial do 11 de setembro, Iraqimemorial e o lado de dentro do Muro das Lamentações

Iraqimemorial - Artista: Susanne Fasbender, Germany - To be given to the Wind, 01/27/2010, Video/Film
Iraqimemorial - Artista: Judith Brisson, Canada - A Culture of War, 04/27/2009, Sculpture


Iraqimemorial - Artista: Patrick Lichty2, United States - The Arbiter of Fate, 04/08/2008


Desde 2007, o projeto Iraqimemorial, exibe monumentos virtuais, "erguidos" em memória dos civis mortos durante a permanência dos Estados Unidos em território iraquiano, após os atentados de 11 de setembro de 2001.

Até 2009, estima-se que o número de não-combatentes mortos, no Iraque, era superior a um milhão de pessoas.

Como destaca o blog do Instituto Sérgio Motta, o propósito do projeto Iraqimemorial não é o de satirizar, mas de dar aos iraquianos o mesmo direito que as vítimas norte-americanas tiveram de ser lembradas.  

Já foram enviadas para o site do projeto mais de 5000 mil propostas, vindas de 63 países, para a criação de memoriais para as vítimas da guerra do Iraque.

Já o memorial 9/11, construído onde estavam as torres gêmeas de Nova York, consiste numa fonte abastecida por águas correntes. Porém, esta fonte não é capaz de ser enchida. Alude, assim, a lágrimas de lamento, que nunca vão parar de cair. Contudo, esta fonte é cercada por rica vegetação verde, apontando para a ideia de que o lamento dá origem à esperança.

No interior desta fonte, é adotada a estratégia do mise en abyme. Em outros termos, uma estratégia por meio da qual uma obra artística reproduz a si mesma. No caso, o monumento traz em seu interior uma versão dele mesmo em miniatura: o lamento que, ao se lamentar, reflete sobre si mesmo; ou, ao se refletir, lamenta-se.

De certa maneira, a proposta dos referidos memoriais é um tipo de re-edição do Muro das Lamentações, da cidade de Jerusalém na Terra Santa. Este muro, única estrutura que ficou de pé após a destruição do templo de Jerusalém pelos romanos, no ano 70, remete a uma memória de dor, mas também a uma memória de esperança, de fé no recomeço. 

A derrubada do templo de Jerusalém foi responsável pela diáspora, ou dispersão, dos judeus em direção ao Ocidente, com destaque para a Europa. Ao fim da postagem, assista a um vídeo mostrando como o Muro das lamentações é por dentro.

9/11 Memorial

O interior do Muro das Lamentações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...