17 de fevereiro de 2021

Poema ao tio Zé Alguém






Quando a gente gosta de uma pessoa
Diz que ela é bonita 

Acha ela linda

E tem certeza que as palavras vão se perder

Ao tentar descrever essa beleza


Os momentos de raiva, frustração, decepção

Tudo vira ternura

Quando a gente lembra que quer que a pessoa querida

Fique sempre um pouco mais

Pelo menos até a hora de o para sempre fazer aniversário


Esse jeito de não levar desaforo,

Pra esconder a vontade de amar ardentemente

Ou de ficar amuado e calado, pra disfarçar 

Que está de olho na primeira chance de carregar o outro no colo

Fiquei impressionado ao perceber que isso que havia em mim

Tinha de sobra no meu tio


Ele era um homem de verdade

Que sabia respeitar homens e mulheres

Não um respeito de quem se acha acima dos outros,

Mas sim um respeito de quem olha os outros de frente

Estou certo que ele acreditava e seguirá acreditando

Que todos somos filhos do mesmo Pai

Mas, sem fricotagem

Porque ele guardava a emoção com cuidado

Não a gastava em vão


Vi meu tio chorar e aceitar que eu tivesse orgulho dele

Sem exigir que eu fosse igual a ele ou a qualquer outro homem

O homem que eu sou se sentia e sentirá refletido nele

Porque ele me ensinava, sem se dar conta

Que apesar dos perigos e falsidades do mundo

Vale a pena admirar o outro de coração

E que o nosso jeito desconfiado

E exagerado, dizendo, sem piscar, que não vamos perdoar mais nunca

Tudo isso é, no fundo,

O desejo profundo de levar no colo e se deixar levar no colo


Obrigado pelo prazer de ver o senhor chamando minha tia de vida,

de amor e de amor da minha vida

Isso me faz não desistir de acreditar no amor


Dizem que quando partimos nos tornamos barcos que,

durante algum tempo só conseguem ser vistos de longe

Pelos que ficam na praia

Mas, o barco está lá

E a distância é passageira

Pois estamos todos no mesmo mar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...