13 de novembro de 2012

Aprendendo a superar uma desilusão amorosa com Camile Claudel (ou Scarlet O'hara)



Camile Claudel - a tribute -  By Marco Donner

Rodin era talentoso e também o era Camile Claudel
Que pena ela ter enxergado a vida como um deserto e ter feito do cafajeste do Rodin a última coca-cola .
Camile era expert em esculpir miragens e não teve coragem ou não teve medo o suficiente
Para, em vez de se tornar esquizofrênica, ter dito a Rodin:
- Pô, velho, você é um idiota. Eu ainda te amo, mas, não faz mal, o amor vai ficar cicatrizado e logo chegará o século XX e eu poderei cantar a música de Ivan Lins que fala sobre corações que de tão cicatrizados nem parecem que foram colados.
Rodin não teve culpa. Nem Camile.
Que pena que Camile levou a sério alguém que a chamou de desequilibrada
Que pena que Camile decidiu desconfiar do mundo inteiro
Tá certo que o mundo não merece lá muita confiança
Mas, quem desconfia de tudo perde a chance de achar a alegria da surpresa
Dou, nesse instante, as mãos a Scarlet O’hara  e digo:
- Nem que eu tenha de matar, trair, roubar, enganar e torcer pelo Náutico... Jamais me apaixonarei por alguém que questiona minha sanidade novamente .
Putz, esqueci-me de que jurar é um pecado mortal
Mas, não faz mal: Ontem é sempre um novo dia que costumamos disfarçar de amanhã
E já rezei tantas vezes o Ofício da Imaculada, que devo ter 300 mil milhas de indulgência
E não corro o risco de ficar desamparado pois, graças a Deus, minha conexão com o Céu
Não  é feita por nenhuma operadora de celular fiscalizada pela Anatel
Rodin, só por hoje, só para que eu possa redimir um pouco a tristeza de Camile Claudel,
Quero te dizer: Vá para o diabo que o carregue, seu covarde,
Camile Claudel foi idiota, mas era uma idiota linda
Pena que não deu continuidade à sua maior escultura:  “Rodin indo para o raio que o parta”
Camile Claudel esculpiu em parceria com Rodin A porta do Inferno
E ele não teve a decência de convidá-la para sair...
Mas, não foi culpa dele, nem dela
Pois, quem pode moldar a escultura de tempestade que Cupido fez
Quando a fábrica do amor suspendeu a produção de flechas?
Camile, você era linda, mas, infelizmente, a psiquiatria da época era precária
E você não teve chance de conhecer a Chapada Diamantina
Quem dera eu pudesse pedir a Pigmaleão para corrigir as falhas da escultura dO Pensador
Para que ele pudesse te ver e te oferecer um jantar à luz de galáxias
E depois vocês fossem para a cama e colocassem um belo par de chifres em Rodin
Meu Deus, como seria delicieux!
Sim, Rodin era um gênio
Mas, a história certamente cometeu uma injustiça,
Pois o verdadeiro autor da escultura Os amantes foi Camile Claudel.

O juramento de Scarlet O'hara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...