6 de novembro de 2010

So pq Mario Frias curte Luis Miguel ele é cafona? Os cafonas são defensores do meio-ambiente

Charge do blog Jornal da Besta Fubana: uma gazeta da bixiga lixa


A pergunta que dá título a esse post foi feita por minha amiga Ivana Perobelli, no twitter.

Seria possível dizer que cafona é quem curte expressões culturais antiquadas. Mas o sentido de "antiquado" tem sido reformulado nesta época de desenvolvimento sustentável. A lógica dos tempos modernos - de a cada minuto recomeçar do zero, deixando tudo para trás - revelou-se um impulso por gerar lixo sem saber onde enfiá-lo.

Em sendo assim, os adeptos de ondas retrô, vintage, pastiche (ou outro nome que se queira dar), como o foram os hippies e são, atualmente os hipsters (se bem que esse rótulo surge nos anos 40) são, consciente ou inconscientemente, incentivadores da reciclagem.

Embora, seja possível dizer também que existem os nostálgicos de vitrine que se esbaldam na onda consumista do novo-velho, a exemplo das novas coleções de jeans surrado ou das roupas de couro premeditamente envelhecido, além dos tecidos calculadamente esgarçados. Trata-se de uma dose de masoquismo tomada por Alice antes de se olhar no espelho.

A despeito de gostar ou não de Luís Miguel, respondo a pergunta do título com um novo questionamento: em vez de condenar os cafonas e exaltar os antenados, não é mais válido pensar como, em nossas atitudes, dialogam ou discutem tanto a tirania da novidade quanto a ditadura da nostalgia?

Não quero ser desanimador ou colocar o leitor na corda bamba do impasse. Só gosto de pensar sobre os sonhos e terrores secretos, escondidos nas convicções dos que acusam os outros de cafona ou de outros rótulos que, oportunamente, abordaremos.

O novo e o velho são irmãos na defesa do meio-ambiente, que não se restringe à biomassa, mas do qual faz parte também o artifício: a cultura.

Como Guilherme Arantes, "hoje quero a companhia preciosa do amor, o velho amor. Roupa leve, colorida com a aura do amor, o novo amor. A atmosfera limpa com essência do amor, o puro amor. E um pôr-de-sol dourado, que conheço quando estou apaixonado".




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...