6 de março de 1970

Lcáudio (capítulo secreto)

 

Lcáudio tinha certeza de que, a cada passo, trocava os pés pelas mãos. Mas o problema de fato, era ele não se sentir capaz de descartar as luvas, dadas a ele de presente por Renè Descartes

 Interessante pensar como alguém do passado que jamais terá tempo de nos conhecer pode nos dar presentes inapagáveis

Com pés e mãos trocados e calçados com luvas cartesianas, os gestos de Lcáudio traziam adrenalina dormente como se fossem um caminhar na corda bamba, caminhar de passos que, mesmo seguindo em frente, carregam a sensação de estar paralisados

Antes dos treinos de Aikido, amarrar a faixa e vestir o Hakama o faziam suar mais que o aquecimento porque o risco de estar fazendo algo de errado o fazia querer girar o mundo ao contrário e recomeçar

Se ele pudesse, reservaria uma hora por dia para deixar todas as plateias trancadas do lado de fora do mundo

E num mundo assim sem plateias, ele cogitava a possibilidade de Soldler ter a ousadia de o beijar, mesmo que fosse por acreditar que o beijo era o único interruptor capaz de ligar as luzes do dojo

Soldler acreditava que o teorema de Pitágoras era imune a viagens e teletransportes assim como Descartes acreditava que as matemáticas eram a prova de sonhos e delírios

Não é que Lcáudio colocasse sob suspeita essa imunidade diplomática dos números e menos ainda a imunidade parlamentar da geometria

A questão é que, era difícil para Lcáudio a complexidade era semente e fundamento e não desfecho heroico como prevê a filosofia de Descartes

Os pontos de partida eram poliedros, que podiam ser decompostos e diferentes formas simples dentro de outras formas mais simples que, no meio do caminho, podiam se recompor em outras formas complexas e depois desaguar em novas formas simples

E como todas as formas o deixavam encantado, incluindo as que flertavam com o erro e o absurdo, ele não conseguia decidir direito qual rumo deveria tomar a história

Lcáudio queria que a humanidade tivesse o direito de utilizar parte de seu tempo para se permitir caminhar com dois pés esquerdos; permitir-se ser mais os quases varridos para deibaixo das sombras da ópera-múndi

Deixava-o inconformado o fato de a sociedade ser totalitária a ponto de não permitir nem ser quases

Não bastasse o fato de se querer proibir que, por exemplo, homens se beijassem com os lábios, as sociedades insistiam em proibir que os homens se quase beijassem, cheirando-se no rosto

Por que não podia haver lugar para que as figuras geométricas se despissem de sua exatidão e vestissem sua versão quase? Qual o pecado em ser um quase círculo ou um quase quadrado? Por que, ao somar 02 + 02, tira-se de cada um desses 02 o direito a ter identidade própria e de resultar em algo diferente de 04: em um quase 04, por exemplo?

Estava quase pronto o livro em que Lcáudio reunia 02 anos de reportagens sobre o conflito causado pela tentativa governamental de obrigar as pessoas que estavam passando pelo fenômeno da transição de gênero a utilizar uma droga experimental chamada Mnemósine

Ironicamente, o efeito principal dd remédio era permitir que ao transitar de gênero, a pessoa esquecesse ao máximo o repertório sentimental e gestual relacionado ao seu gênero anterior à transição

Dessa forma, o governo achava que estava proporcionando alívio e coerência ao libertar a pessoa que transitara de gênero de ser assombrada pelos fantasmas do gênero anterior, do pesadelo de ter um corpo desperto para um gênero e o inconsciente desperto para outro. 

A maioria das entrevistas de Lcáudio foi feita, à distância, com uma cientista chamada Lécia que, logo viria a ser perseguida como subversiva e a ser acusada de defender o comunismo como modo de ser do espírito humano. Lcáudio e Lécia nunca tinham conseguido se ver ou ouvir em tempo real. Todas as vezes em que conversaram foram frutos de desencontros

Para Lécia, a transição de gênero complementada pelo apagamento do subconsciente associado ao gênero anterior representava uma mutilação. O apagamento temporário da memória não deixava de representar uma prisão do ser, ferindo, portanto, o direito ao habbeas corpus ou mais precisamente ao habbeas cogito


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