24 de agosto de 2012

Estranhas provas de amor de São José, Salvador Dali e da adolescente octogenária que “restaurou” um quadro de Cristo

Dali e Gala



Uma das versões apócrifas dos evangelhos conta a história de Verônica que, desafiando o bloqueio dos soldados romanos, corre ao encontro de Cristo, durante a via-crúcis, e enxuga seu rosto. Como recompensa, Jesus deixou de lembrança o rosto dele, gravado na toalha.

Recentemente, uma inusitada “encarnação” de Verônica resolveu “repetir” o gesto limpar as feridas do rosto de Cristo. Refiro-me a uma adolescente de 80 anos que, compadecida diante dos danos causados pelo tempo na obra do pintor Elías García Martínez (século XIX), decidiu restaurá-la sem pedir permissão.

Por sarcasmo do destino, a pintura, chamada Ecce Homo, após a transfiguração promovida pela octogenária, ficou irreconhecível, de um modo que faria até mesmo Nietzsche reconsiderar o título de seu livro homônimo.  O quadro restaurado poderia, tranquilamente, passar a ser chamada de Ecce Homo: Não pode ser!!!.

Talvez certamente o gesto da fiel castelã tenha se inspirado em outras estranhas provas de amor, como a que o rei Davi pôs em prática por amor a Mical, filha de Saul (pior inimigo dele). Saul não queira o casamento e disse que Davi só poderia se casar com a garota depois de trazer 100 prepúcios de filisteus. Davi trouxe o dobro de prepúcios...

Fonte: Diário de Pernambuco
Salvador Dali também se ofereceu para enxugar os danos do tempo no rosto de Gala. Estranhamente provou seu amor, criando um alfabeto secreto, por meio do qual suas palavras só fizessem sentido para sua amada. O pintor compôs seus daligramas com tinta e ouro e proclamou: “Se vou criar um monograma, é melhor que tenha um significado!”

Reza a lenda que quando Gala tinha rejeitado Dali de todas as maneiras possíveis e imagináveis, ele arriscou uma cartada final e se declarou publicamente, ostentando uma melancia pendurada no pescoço. Gala foi, então, vencida pelo cansaço e se permitiu amar.

Pensemos em Grace Kelly que deixou seu reino (Hollywood) pelo insignificante principado de Mônaco... Mentira: ela trocou todos os reinos do mundo pelo amor ao homem que se escondia por trás do rei que fez dela rainha.

Pensemos em Wallis Simpson, que inaugurou uma estranha prova de amor: o divórcio...  E, como é sabido por quem bem sabe, as provas de amor estranhas não vêm desacompanhadas de escândalo, boa intenção e uma considerável dose de inferno.

Recentemente, um jovem chinês teve a estranha ideia de se enviar para a namorada pelo correio. Devido ao atraso da entrega do mala, ele quase morreu sufocado. Ele disse não ter conseguido furar o papelão por ser muito grosso. Não gritou por socorro para não estragar a supresa. Está a salvo, mas quando foi resgatado, estava desacordado.

Um pouco menos recentemente, assisti a uma outra estranha prova de amor. Foi uma reportagem sobre uma mãe que abandonou a casa e foi morar junto com o filho, viciado em craque, para que ele não enfrentasse sozinho as agruras da vida debaixo do viaduto.

Há ainda a estranha prova de amor das donzelas shakespereanas, como aquela de O Mercador de Veneza, que se traveste de homem para poder atuar como advogado de defesa de seu amado.

Fonte: SurgiuEntretenimento
Antes que este texto vire uma lista interminável, não posso deixar de mencionar uma das mais estranhas e tocantes provas de amor: a de São José. Foi uma prova de amor em dose dupla. Primeiramente, ele, remando contra sua época, não denunciou o suposto adultério de Maria, quando ela surgiu grávida ainda estando virgem.  Evitou assim que sua amada fosse apedrejada. A seguir, ele é avisado em sonho que Maria estava grávida por obra do Espírito. E prova novamente seu amor, assumindo a paternidade de Cristo.

Daligramas utilizados como estampa 
de bolsa feminina da marca Lancel


A octogenária que quis provar seu amor, restaurando o rosto de Cristo, terminou por desfigurá-lo para sempre... Ou certamente talvez, a manobra da “restauradora” tenha contribuído para fazer de corações espalhados pelo mundo releituras da toalha de Verônica, onde o rosto de Jesus está sendo gravado com tintas de humor. Tornado invisível, o rosto do Cristo se tornou ainda mais marcante: Eis o Homem!




Os daligramas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...